Conclave para eleger novo papa começará no dia 7 de maio, comunica o Vaticano

Por Portal Opinião Pública 30/04/2025 - 12:37 hs
Foto: Vatican News / Reprodução
Conclave para eleger novo papa começará no dia 7 de maio, comunica o Vaticano
Escolha do novo papa será feita por 135 cardeais de todo o mundo

O Vaticano informou, nesta segunda-feira (28), que o Conclave para a escolha do novo papa acontecerá a partir do dia 7 de maio. A data foi definida após uma reunião a portas fechadas entre 180 cardeais, na Quinta Congregação Geral do Vaticano. O Conclave é a eleição realizada com os cardeais da Igreja Católica para eleger seu novo líder.

A expectativa, segundo o portal Vaticano News, é de que este Conclave seja curto, como ocorreu com as duas últimas eleições para nomear o novo papa. Tanto o Conclave de 2005, que elegeu o Papa Bento XVI, quanto o de 2013, que nomeou o Papa Francisco, duraram apenas dois dias.

O portal também revelou que cardeais de diversas partes do mundo ainda são aguardados na cidade santa nos próximos dias. Eles ficarão hospedados na Casa Santa Marta, onde o Papa Francisco decidiu residir ao longo de seu papado. Também nesta segunda-feira, a Capela Sistina foi fechada para visitação do público para que os preparativos visando o Conclave fossem iniciados. O local só será reaberto após o fim da eleição. 

O processo 

- Segundo estipula a Igreja Católica, o Conclave para a escolha do novo papa deve acontecer entre 15 e 20 dias depois do óbito do papa regente. A eleição terá a participação de 135 cardeais de diversos lugares do mundo, sendo que todos eles precisam ter menos de 80 anos. O Brasil contará com sete cardeais na votação, o maior número da história do país no Conclave. São eles: dom Jaime Spengler, dom João Braz de Aviz, dom Leonardo Steiner, dom Odilo Pedro Scherer, dom Orani João Tempesta, dom Paulo Cezar Costa e dom Sérgio da Rocha. O dom Raymundo Damasceno, arcebispo emérito de Aparecida, também viajou, mas não estará apto a votar, por ter mais de 80 anos; 

- A eleição acontece na Capela Sistina e para que haja a definição do novo papa, um dos candidatos deverá alcançar, pelo menos, dois terços do sufrágio. Durante o período da escolha, os cardeais ficam isolados e não podem ter contato fora da capela; 

- Caso o Conclave não decida quem será o novo sumo pontífice, nas primeiras votações, o público será informado pela fumaça preta que saíra da chaminé da capela. Após a escolha de um dos candidatos, o eleito será questionado se aceita o cargo e definirá por qual nome será oficialmente conhecido. A decisão favorável será informada pela fumaça branca. Depois de escolhido, o novo papa será apresentado na sacada da Basílica de São Pedro.